COPIC & Convidadas {Vanessa Rubio}

Olá!!! Hoje venho com mais uma convidada e o último post sobre os marcadores COPIC.


Gostaria de falar um pouquinho sobre os marcadores e caso surjam dúvidas vocês podem deixar comentários que buscarei respostas para vocês ;)


Os marcadores são extremamente profissionais, são usados não somente por artesões como pintores profissionais, arquitetor, industria mecânica, estilistas entre outras áreas.





Existem 4 tipos de marcadores COPIC: 


Todos eles são recarregáveis e trocam as pontas, possuem exatamente mesma tinta e a mesma qualidade. As diferenças estão:

Na quantidade de cores disponíveis em cada modelo:
A Sketch possui todas as 358 cores da paleta da Copic.
A Classic está disponível em "apenas" 214 dessas cores.
A Ciao está disponível em "apenas" 180 dessas cores.
Ainda assim, a você pode comprar uma caneta vazia (sem tinta) e recarregar com um qualquer outra cor de refil, caso encontre uma cor indispensável. Ou ainda, misturar refis diferentes e criar sua própria cor.
 
Nos tipos de pontas disponíveis para cada modelo:
A Sketch e a Ciao possuem 2 pontas cada, sendo uma chanfrada tamanho médio e outra pincel, chamada de Super Brush. As pontas desses dois modelos são absolutamente idênticas. Existe ainda uma terceira opção de ponta que é arredondada (chamada medium round), que também serve nesses modelos e é vendida à parte.
A Classic também possui 2 pontas, sendo uma ponta chanfrada tamanho grande e outra ponta fina e dura. A Classic ainda possui diversos outros modelos de pontas sobressalentes (vendidos à parte) para criar inúmeros tipos de traço.
A Wide possui apenas uma ponta, chanfrada com enormes 2 cm de largura, e ainda tem à disponibilidade uma ponta com a base reta para caligrafia (vendida à parte).
Obs: Com excessão dos modelos Sketch e Ciao, as pontas não são compatíveis entre os diferentes modelos de canetas.
 
Na quantidade de tinta que vem com a caneta:
A Wide é a que possui mais tinta, aproximadamente 4ml.
A Classic vem em segundo lugar, com aproximadamente 3,2ml.
A Sketch possui 30% a menos que a Classic, ou seja, aproximadamente 2,5ml.
E finalmente a Ciao, possui 30% a menos que a Sketch, ou seja, aproximadamente 1,6ml.
 
Na compatibilidade com o Airbrush:
Somente os modelos Sketch e Classic são compatíveis com o aerógrafo Copic Airbrush.
 
No perfil do corpo plástico:
Os modelos Sketch e Wide têm um perfil oval.
O modelo Classic tem um perfil quadrado.
O modelo Ciao tem um perfil cilíndrico.
 
Nas marcações no corpo e tampa da caneta:
Somente a Sketch, Classic e Wide possuem o nome e número da cor no topo da tampa da caneta, facilitando a identificação quando elas estão na vertical. Todos os modelos também possuem marcação no corpo.
 
No preço:
Por utilizar menos plástico e menos tinta, a Ciao é a mais barata dos 4 modelos.

referência: www.dezaina.com.br



Os marcadores possuem um código de identificação, cada cor pertence a um grupo (Yellow, Yellow Green, Green, Blue Green, Blue,  Blue Violet, Violet, Red Violet, Red, Yellow Red) para saber mais (clique aqui).

Espero que tenha esclarecido um tiquinho pra vocês! Agora que tal conhecermos mais uma talentosíssima profissional das COPICs?

Por indicações de participantes de grupos de pintura eu cheguei até a convidada de hoje... E apesar de não conhecê-la pessoalmente temos muitooo em comum; ela mora em SP como eu; é casada como eu; libriana como eu; e adora artes...  Gente! tudo a ver, não é?!

A convidada de hoje é....

Vanessa Rubio

Meu nome é Vanessa Rubio, moro em São Paulo, sou casada e trabalho como consultora de viagens .
Como uma boa libriana, sempre me interessei por artes e tenho muita curiosidade em trabalhos manuais. Iniciei minha formação em pintura em madeira, no estilo country, pois gosto muito de cores, pincéis e tintas! 


Tive meu primeiro contato com os marcadores COPIC  em São Paulo, onde aprendi as técnicas e tive aulas com a Profª Kaka. 
 

Em 2012 e 2013 fiz alguns cursos, em 2014 tirei minha primeira certificação internacional e em 2015, concluí alguns novo módulos e técnicas nos Estados Unidos.


Desde 2013, dou aulas em lojas, ateliers e particulares desta técnica de pintura que tanto me conquistou ! Meus cursos são divididos em três  módulos básicos, para o aluno ter conhecimento dos marcadores, suas misturas, como comprar e fazer sua própria coleção, além de aprender a mexer com as famílias, pintura com luz e sombra, e fazer seus lindos degrades. Depois entramos em módulos de pinturas  avançadas e cenários.


Poder dividir o que aprendi, é sempre uma enorme alegria e gosto muito de passar segurança para minha aluna colorir, pois acredito que conhecendo as técnicas e saber o que a caneta pode fazer, todo mundo consegue ter um ótimo resultado.
 


Com ao marcadores COPIC podemos criar lindos projetos de pintura e assim acrescentar e aprimorar nossos trabalhos de Scrapbook, deixando tudo mais encantador.

Van, Obrigada por compartilhar sua arte conosco.
E Obrigada vocês por acompanhar o blog e prestigiar esses trabalhos lindos de viver!


Beijos,
Aline ;)

  1. Adoro pinturas com Copic. Parabéns Vanessa! E Aline obrigada por compartilhar conosco! 😊 bjss

    ResponderExcluir
  2. Adoro pinturas com Copic. Parabéns Vanessa! E Aline obrigada por compartilhar conosco! 😊 bjss

    ResponderExcluir